Nanalysis – análise de isômeros de mefedrona

Raman copa
13 de outubro de 2022
RMN copa
30 de outubro de 2022

Nanalysis – análise de isômeros de mefedrona

Os equipamentos NMReady-60PRO são espectrômetros de ressonância magnética nuclear de bancada que operam a 60 MHz. Os modelos convencionais podem trabalhar com 2 a três núcleos diferentes e, em aplicações específicas, podem chegar à uma operação máxima de 4 núcleos. Os instrumentos se destacam pela eliminação de utilidades como gases para criogenia e excelente resolução espectral (dentro das limitações de um equipamento de “baixo campo”).

 

Figura 1: análise de isômeros estruturais da mefedrona

 

Um perfil bem característico difere a 4-mefedrona dos seus outros isômeros, isso se dá devido à sua configuração eletrônica. Apesar da similaridade entre os isômeros orto e meta, é possível que ambos sejam diferenciados pela diferença entre a razão entre os produtos da integração dos dois sinais correspondentes à região aromática. A o-mefedrona apresenta uma relação de integração de 1:3, enquanto a m-mefedrona apresenta uma relação próxima a 2:2, sugerindo distribuições de vizinhanças de 1H únicas que podem ser relacionadas à estrutura de cada um dos isômeros, como indicado na figura 1.

A 4-mefedrona é uma substância sintética psicoativa, oriunda da “otimização” de um alcalóide encontrado em uma planta conhecida como “khat”. Apesar da sua proibição, não há controle adequado com relação aos seus isômeros orto e meta que se encontram em uma espécie de “limbo”, em outras palavras, os produtos não são particularmente ilegais, no entanto a sua distribuição não autorizada pode ser considerada como passível de punição. A identificação e quantificação não apenas da 4-mefedrona, mas também de seus isômeros de faz necessária como um instrumento de execução adequada da lei e rastreamento de atividades possivelmente ilícitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *