Função de apodização para RMN

Controle de pragas dicroismo circular
31 de janeiro de 2022
Análise de agentes de captura de sulfeto de hidrogênio
3 de fevereiro de 2022

Função de apodização para RMN

Equipamentos de espectroscopia de ressonância magnética nuclear de bancada representam uma opção mais prática e economicamente viável para laboratórios no mundo todo. Com capacidade de trabalho em frequências de 60 e 100 MHz, estas máquinas são ideais para elucidações estruturais primárias e desenvolvimentos de métodos de controle de qualidade.

 

 

A função de apodização é um procedimento matemático que, de maneira simplificada, atribui pesos diferentes ao início ou ao fim do sinal de FID (decaimento de indução livre). Alterações do tipo exponencial ou gaussiana podem trazer alterações positivas ou negativas quanto a valores como resolução e razão sinal-ruído em um espectro de RMN (BRANCO, F. et al 2015).

Na figura, a aplicação da chamada transformação Lorentz-Gauss, onde utilizam-se funções exponenciais e gaussianas, é possível observar um aumento significativo na resolução de um espectro com perda mínima de sensibilidade.

 

Para mais informações acesse o blog da Nanalysis:

 

Ref. BRANCO, F. et al. Ressonância Magnética Nuclear De Substâncias Organofluoradas: Um Desafio No Ensino De Espectroscopia. Química nova. v. 38, n. 9, p. 1-10, ago 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *