Os instrumentos de espectroscopia Raman da Jasco podem ser separados em duas classes: os microscópios Raman e os instrumentos portáteis. Enquanto os microscópios se fazem importantes devido à obtenção de espectros de regiões discretas de uma amostra permitindo maior precisão e a elaboração de “imagens químicas” de uma região de estudo, os equipamentos portáteis se destacam pela flexibilidade de uso e capacidade de análise de objetos maiores, sem necessidade de coleta de amostras (e danificação da obra).
A espectroscopia Raman é uma ferramenta importante para o estudo de pigmentos devido à sua capacidade de identificação tanto de corantes de natureza orgânica quanto inorgânica. Os conhecimentos podem ser empregados em segmentos como reparação de obras, história da arte e até mesmo arqueologia!
Atualmente, a Jasco conta com instrumentos capazes de realizar medições precisas até mesmo em regiões de baixos valores de número de onda da ordem de 100 cm-1 para instrumentos portáteis (série RMP) ou 50 cm-1 (microscópios NRS). Os instrumentos são ideias para a exploração da chamada região de fingerprint, onde encontram-se informações de extrema importância para a caracterização correta de pigmentos inorgânicos.
Acesse a nota de aplicação completa no link:
Receba o conteúdo da Jasco Brasil direto no seu e-mail.