Espectroscopia de luminescência circularmente polarizada

RMN_ensaios sobre deslocamento induzido por solvente aromático
30 de maio de 2022
Análise de pigmentos frios
22 de agosto de 2022

Espectroscopia de luminescência circularmente polarizada

Dentro do segmento de espectroscopia óptica há um segmento específico voltado à análise de moléculas e macromoléculas opticamente ativas. Algumas das técnicas envolvem a espectroscopia de dicroísmo circular eletrônico (ECD), dicroísmo circular vibracional (VCD) e luminescência polarizada circularmente (CPL).

Ao contrário das duas primeiras técnicas, CPL trata da medição da diferença de intensidades de fluorescência circularmente polarizada para a esquerda e para a direita após a exposição de uma amostra a um feixe de luz não polarizada. A figura 1 representa o fenômeno descrito (SUZUKI, S. 2020).

 

 

A Jasco é um dos únicos fornecedores do mundo a de fato apresentar um equipamento comercialmente disponível capaz de atender às exigências desta técnica. Algumas das características incluem o sistema óptico otimizado para a redução de luz espúria e eliminação de anomalias e sistemas de detecção de alta sensibilidade.

A técnica de CPL vem sendo empregada para uma série de estudos fundamentais e práticos envolvendo diversas áreas do conhecimento. Algumas das aplicações incluem o estudo de ligações seletivas entre complexos de lantanídeos e albumina sérica e as alterações estruturais que este processo gera (ROOSE, J. et al. 2016).

 

Ref. SUZUKI, S. Principles and Applications of Circularly Polarized Luminescence Spectrophotometer. In: MORI, T. Circularly Polarized Luminescence of ¬Isolated Small Organic Molecules. Springer Nature Singapore Pte Ltd. 2020 ROOSE, J. et al. Circularly-Polarized Luminescence (CPL) from Chiral AIE Molecules and Macrostructures. Small. v. 12, n. 47, p. 6495-6512, dez 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *