Dentro do segmento de espectroscopia óptica há um segmento específico voltado à análise de moléculas e macromoléculas opticamente ativas. Algumas das técnicas envolvem a espectroscopia de dicroísmo circular eletrônico (ECD), dicroísmo circular vibracional (VCD) e luminescência polarizada circularmente (CPL).
Ao contrário das duas primeiras técnicas, CPL trata da medição da diferença de intensidades de fluorescência circularmente polarizada para a esquerda e para a direita após a exposição de uma amostra a um feixe de luz não polarizada. A figura 1 representa o fenômeno descrito (SUZUKI, S. 2020).
A Jasco é um dos únicos fornecedores do mundo a de fato apresentar um equipamento comercialmente disponível capaz de atender às exigências desta técnica. Algumas das características incluem o sistema óptico otimizado para a redução de luz espúria e eliminação de anomalias e sistemas de detecção de alta sensibilidade.
A técnica de CPL vem sendo empregada para uma série de estudos fundamentais e práticos envolvendo diversas áreas do conhecimento. Algumas das aplicações incluem o estudo de ligações seletivas entre complexos de lantanídeos e albumina sérica e as alterações estruturais que este processo gera (ROOSE, J. et al. 2016).
Ref. SUZUKI, S. Principles and Applications of Circularly Polarized Luminescence Spectrophotometer. In: MORI, T. Circularly Polarized Luminescence of ¬Isolated Small Organic Molecules. Springer Nature Singapore Pte Ltd. 2020 ROOSE, J. et al. Circularly-Polarized Luminescence (CPL) from Chiral AIE Molecules and Macrostructures. Small. v. 12, n. 47, p. 6495-6512, dez 2016.
Receba o conteúdo da Jasco Brasil direto no seu e-mail.