Princípios de microespectroscopia (2)
28 de outubro de 2021
Parâmetros para análise de RMNq
20 de janeiro de 2022

Princípios de microespectroscopia (3)

Aplicação de microespectroscopia UV-Vis

A figura 1 apresenta um exemplo de análise empregando um sistema de microespectroscopia UV-Vis. Nela pode-se observar uma imagem microscópica (direita) e um espectro de transmissão (esquerda) de um filtro de cores em um painel de LCD. Através do espectro obtido é possível não apenas determinar cores de cada região, como mapear a amostra.

Aplicações para imageamento Raman e Infravermelho

Na figura 2 há uma comparação entre resultados de imagens de infravermelho e Raman. Nela observam-se imagens de microscopia ótica e de imageamento químico de acordo com as duas técnicas espectroscópicas mencionadas em um filme multi-camadas. Análises de componente principal podem ser calculadas através da análise de resolução multivariada de curvas (MRC).

A distribuição de polipropileno (PP), polietileno (PE) e tereftalato de polietileno (PET) podem ser visualizadas. Alguns dos componentes aparecem apenas em uma das técnicas. A celulose uma macromolécula altamente ativa para infravermelho é detectada por microespectroscopia IR. Por outro lado, o óxido de titânio é um material que é apenas ativo a Raman e, consequentemente, na imagem química de microespectroscopia Raman, é possível observar uma camada ultrafina de alguns micrometros de espessura.

Observações sobre microscopia

A qualidade de uma imagem utilizando uma câmera CCD requer um ajuste de brilho para que haja boa compatibilidade com as especificações do instrumento. Uma mudança de objetiva necessariamente leva a uma mudança de intensidade de luz. Sendo assim, a mudança automática destes dois fatores pode gerar imagens de alta resolução. Um exemplo de imagem de alta resolução de um dispositivo semicondutor utilizando um microespectrômetro Raman pode ser encontrada na figura 3. Ao analisar um corpo estranho nesta matriz, a lente objetiva é trocada automaticamente de modo a aumentar a visão da região. Uma imagem clara pôde ser obtida através de correções automáticas de brilho.

Outra qualidade do imageamento Raman da Jasco é a possibilidade de análise de amostras rugosas automaticamente. A figura 4 apresenta resultados de imagem 3D para ferrugem em uma superfície metálica. Uma imagem omnifocal pode ser obtida através da combinação de varredura em profundidade e imageamento em alta velocidade. Um software especial reconhece automaticamente onde há foco em imagem e combina as porções de foco das imagens em conjunto de modo a compor uma imagem tridimensional da superfície.

https://www.jasco-global.com/principle/principles-of-microspectroscopy-3-applications-of-microspectroscopy/

Os comentários estão encerrados.