Espectrofluorímetro com Esfera Integradora – Solução da Jasco para Medição de Rendimento Quântico Absoluto

Avaliação dos efeitos dos substituintes em ftalocianinas por MCD
15 de julho de 2025
Raman da Jasco na análise de baterias
12 de agosto de 2025

Espectrofluorímetro com Esfera Integradora – Solução da Jasco para Medição de Rendimento Quântico Absoluto

Introdução

A fluorescência de uma molécula é influenciada por diferentes condições moleculares e ambientais, que não apenas determinam se ela emitirá radiação fluorescente, mas também impactam diretamente a intensidade dessa emissão.
A eficiência com que uma molécula fluoresce é expressa pelo seu rendimento quântico, definido como a razão entre o número de fótons emitidos e o número de fótons absorvidos por uma amostra.

Existem dois métodos principais para a determinação do rendimento quântico de fluorescência:

  • Método absoluto: calcula diretamente o rendimento quântico ao coletar toda a radiação fluorescente emitida pela amostra com o uso de uma esfera integradora.
  • Método relativo: determina o rendimento quântico de uma amostra desconhecida comparando sua intensidade de fluorescência com a de uma amostra padrão de valor conhecido. Os resultados, nesse caso, dependem diretamente da precisão do valor atribuído à amostra de referência.

Com base nesse conceito, esta nota de aplicação apresenta a medição dos espectros de fluorescência de diferentes amostras, realizada com o espectrofluorímetro da série FP‑8000, acoplado à esfera integradora ILF‑835, ambos da Jasco. Os rendimentos quânticos foram determinados utilizando o método absoluto e comparados com valores descritos na literatura.

 

Experimental

Antes de calcular o rendimento quântico absoluto, o espectrofluorímetro precisa estar muito bem calibrado. Para isso, utilizou-se uma substância padrão (Rodamina B), uma placa difusora branca e uma fonte de luz calibrada para corrigir os espectros de excitação e emissão, garantindo que os resultados sejam confiáveis.

Para determinar o rendimento quântico absoluto de uma amostra fluorescente, utiliza-se uma esfera de integração, um dispositivo que permite medir toda a luz emitida pela amostra, sem perdas devido à direção da emissão.

Para medir a luz incidente usando a esfera de integração, um espectro é medido com o suporte de amostra vazio, como mostrado na Figura 1 (a). Em seguida, a amostra é colocada no suporte de amostra (Figura 1 (b)) e o espectro é medido. Os espectros tanto da luz incidente quanto da amostra são mostrados na Figura 2. O pico de fótons incidentes (S0) aparece no espectro de excitação, ilustrado em azul, enquanto os picos de excitação e emissão indicam, respectivamente, o número de fótons não absorvidos (S1) e emitidos (S2) pela amostra.

 

 

Três soluções foram analisadas:

  • Sulfato de quinina: 200 ppm em 1,0 M H₂SO₄;
  • Fluoresceína: 15 ppm em NaOH aquoso 0,1 M;
  • Triptofano: 200 mg/mL em água ultrapura

As condições para medições são descritas na Tabela 1:

Resultados

Os espectros de fluorescência do sulfato de quinina, da fluoresceína e do triptofano são apresentados na Figuras 3, 4 e 5 respectivamente.

 

A Tabela 2 apresenta os valores das áreas sob os picos máximos dos espectros mostrados nas Figuras 3 a 5.

 

Os rendimentos quânticos das três amostras foram calculados utilizando as seguintes equações:

Absorbância da amostra: (S0–S1)/S0×100%

Rendimento quântico interno: S2/(S0-S1)×100%

Rendimento quântico externo: S2/S0×100%

Os valores de rendimento quântico calculados a partir dos dados da Tabela 2 estão apresentados na Tabela 3.

 

 

Conclusão

Os rendimentos quânticos do sulfato de quinina, da fluoresceína e do triptofano foram calculados a partir dos espectros de fluorescência das amostras. Os resultados obtidos estão dentro da faixa dos valores publicados na literatura.

Para obter mais informações sobre todos os produtos e softwares utilizados neste estudo, faça o download da aplicação aqui:

O catálogo do Espectrofluorímetro Jasco, junto com seus acessórios, incluindo a Esfera Integradora usada neste estudo, está disponível para download aqui:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *