Experimentos 2D no RMN de bancada

Explorando a óptica dos prismas dicróicos com o sistema de reflectância absoluta da Jasco
19 de agosto de 2025

Experimentos 2D no RMN de bancada

Os experimentos de RMN bidimensionais (2D) oferecem uma ampla gama de informações que são fundamentais para a elucidação estrutural de compostos químicos. Entre as diversas técnicas disponíveis, o experimento COSY (Correlation Spectroscopy) homonuclear é um dos mais utilizados, pois permite identificar acoplamentos escalares entre núcleos de hidrogênio.

Abaixo, apresentamos o espectro da molécula de 2-propoxibenzaldeído em clorofórmio deuterado, obtido com o equipamento Nanalysis-100, operando a 100 MHz:

Como pode ser observado, o COSY é ideal para identificar acoplamentos diretos, geralmente entre 2J e 3J. Na região alifática, é possível visualizar um pico cruzado entre o sexteto (H2) e o tripleto (H1), além de outro cruzamento entre o tripleto (H3) e o mesmo sexteto (H2), correspondendo ao fragmento propóxi da molécula.

Um experimento complementar ao COSY é o TOCSY (Total Correlation Spectroscopy). A principal diferença entre eles é que, enquanto o COSY revela apenas acoplamentos diretos, o TOCSY fornece uma visão mais abrangente de todos os prótons dentro de um mesmo sistema de spins, incluindo acoplamentos mais longos (acima de 3J). A seguir, o espectro TOCSY da mesma molécula, também adquirido no Nanalysis-100:

Os sinais cruzados observados no espectro COSY também estão presentes no TOCSY (em azul). Contudo, o grande diferencial está na correlação adicional em verde, indicando um acoplamento 4J entre os dois tripletos (H1 e H3) – informação que não é revelada no COSY.

Dessa forma, TOCSY e COSY se complementam, permitindo uma análise mais completa da conectividade entre prótons e contribuindo significativamente para a interpretação estrutural de moléculas orgânicas, mesmo em equipamentos de bancada compactos como o RMN da Nanalysis.

Se você tiver dúvidas sobre os experimentos COSY e TOCSY, ou quiser entender como o equipamento da Nanalysis pode ser integrado ao seu fluxo de trabalho, estamos à disposição para ajudar.

A Jasco do Brasil é representante oficial da Nanalysis no Brasil e pode apoiar sua equipe na escolha da melhor solução em RMN de bancada.

 

Acesse o catálogo completo e confira todos os experimentos disponíveis na versão de 100 MHz:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *