Introdução
A fluorescência de uma molécula é influenciada por diferentes condições moleculares e ambientais, que não apenas determinam se ela emitirá radiação fluorescente, mas também impactam diretamente a intensidade dessa emissão.
A eficiência com que uma molécula fluoresce é expressa pelo seu rendimento quântico, definido como a razão entre o número de fótons emitidos e o número de fótons absorvidos por uma amostra.
Existem dois métodos principais para a determinação do rendimento quântico de fluorescência:
Com base nesse conceito, esta nota de aplicação apresenta a medição dos espectros de fluorescência de diferentes amostras, realizada com o espectrofluorímetro da série FP‑8000, acoplado à esfera integradora ILF‑835, ambos da Jasco. Os rendimentos quânticos foram determinados utilizando o método absoluto e comparados com valores descritos na literatura.
Experimental
Antes de calcular o rendimento quântico absoluto, o espectrofluorímetro precisa estar muito bem calibrado. Para isso, utilizou-se uma substância padrão (Rodamina B), uma placa difusora branca e uma fonte de luz calibrada para corrigir os espectros de excitação e emissão, garantindo que os resultados sejam confiáveis.
Para determinar o rendimento quântico absoluto de uma amostra fluorescente, utiliza-se uma esfera de integração, um dispositivo que permite medir toda a luz emitida pela amostra, sem perdas devido à direção da emissão.
Para medir a luz incidente usando a esfera de integração, um espectro é medido com o suporte de amostra vazio, como mostrado na Figura 1 (a). Em seguida, a amostra é colocada no suporte de amostra (Figura 1 (b)) e o espectro é medido. Os espectros tanto da luz incidente quanto da amostra são mostrados na Figura 2. O pico de fótons incidentes (S0) aparece no espectro de excitação, ilustrado em azul, enquanto os picos de excitação e emissão indicam, respectivamente, o número de fótons não absorvidos (S1) e emitidos (S2) pela amostra.
Três soluções foram analisadas:
As condições para medições são descritas na Tabela 1:
Resultados
Os espectros de fluorescência do sulfato de quinina, da fluoresceína e do triptofano são apresentados na Figuras 3, 4 e 5 respectivamente.
A Tabela 2 apresenta os valores das áreas sob os picos máximos dos espectros mostrados nas Figuras 3 a 5.
Os rendimentos quânticos das três amostras foram calculados utilizando as seguintes equações:
Absorbância da amostra: (S0–S1)/S0×100%
Rendimento quântico interno: S2/(S0-S1)×100%
Rendimento quântico externo: S2/S0×100%
Os valores de rendimento quântico calculados a partir dos dados da Tabela 2 estão apresentados na Tabela 3.
Conclusão
Os rendimentos quânticos do sulfato de quinina, da fluoresceína e do triptofano foram calculados a partir dos espectros de fluorescência das amostras. Os resultados obtidos estão dentro da faixa dos valores publicados na literatura.
Para obter mais informações sobre todos os produtos e softwares utilizados neste estudo, faça o download da aplicação aqui:
O catálogo do Espectrofluorímetro Jasco, junto com seus acessórios, incluindo a Esfera Integradora usada neste estudo, está disponível para download aqui:
Receba o conteúdo da Jasco Brasil direto no seu e-mail.