Em uma medição de feixe único, de maneira a compensar a flutuação da fonte de luz e realizar medidas mais precisas, faz-se necessária a medição da linha de base antes de cada amostra. O procedimento padrão prevê: lavagem de célula, medição de “branco” e medição de amostra, vide figura 23.
Em um espectrofotômetro de feixe único, observa-se forte flutuação da linha de base, imediatamente depois que o equipamento é ligado. É necessário que o equipamento permaneça ligado por um tempo para que o sistema possa se “aquecer”, de forma que o calor proveniente da fonte de luz se espalhe pelo equipamento de maneira uniforme.
Equipamentos de feixe único não são recomendados para medições que envolvem diferenças de absorbância ao longo do tempo ou em diferentes temperaturas.
O módulo de medição de comprimento de onda fixo está disponível em qualquer espectrofotômetro e é facilmente operável. No entanto, é difícil observar modificações inesperadas como flutuações de linha de base, mudanças de absorbância de solventes ou modificações de absorbância devido a impurezas. Caso hajam dúvidas, recomenda-se a avaliação do espectro, como na figura 24.
https://www.jasco-global.com/principle/principles-of-uv-vis-spectroscopy-9-notes-on-single-beam-measurements/
Receba o conteúdo da Jasco Brasil direto no seu e-mail.