princípios de espectroscopia UVVis (3)
6 de outubro de 2020
princípios de espectroscopia UVVis (5)
6 de outubro de 2020

princípios de espectroscopia UVVis (4)

Configuração do espectrofotômetro

Fonte de luz

Uma lâmpada de deutério (180 a 400 nm) é utilizada para a região de luz ultravioleta e uma lâmpada de halogêneo (350 a 3000 nm) é utilizada para a região de luz visível e infravermelho próximo. Em alguns casos, uma lâmpada de Xenon pode ser utilizada. Este tipo de lâmpada é usualmente empregado em detectores com arranjos de fotodiodos (PDA) para trabalhos com equipamentos de HPLC.

Monocromador

O monocromador extrai luz em comprimentos de onda específicos oriundos do espectro produzido pelo elemento de dispersão, como a grade de difração. O monocromador possui uma fenda de entrada, um espelho colimador, uma grade de difração, um espelho condensador e uma fenda de saída. A figura 10 apresenta a configuração ótica de um típico monocromador tipo Czerny-Turner.

Cubeta

Existem muitos tipos de cubetas comercialmente disponíveis. Podem ser feitas de vidro, quartzo ou plástico e apresentar comprimentos de caminho ótico de 5 a 100 mm. Adicionalmente, em diferentes formatos como capilares ou células de fluxo também são comercialmente disponíveis.

Detector

O detector em um espectrofotômetro UV/Vis é um transdutor que converte luz em um sinal elétrico. Exemplos típicos incluem fotodiodos de Si (190-1100 nm) e tubos fotomultiplicadores (PMT, 185-900 nm). Detectores de PbS (1000-3200 nm) e InGaAs (1000-3200 nm) são empregados em detectores de infravermelho próximo.

Os comentários estão encerrados.